Os Leões entram em cena
O Concurso de Cartaz sobre a Paz começou a partir de algo simples: O que aconteceria se crianças de todo o mundo utilizassem a linguagem universal da arte para expressar o que paz significa para elas? A partir dessa pergunta surgiu a tradição anual na qual crianças usam caneta, giz de cera, carvão, pincel e papel para revelar seus incríveis talentos. Todo ano, Lions Clubes no mundo inteiro convidam crianças de 11, 12 e 13 anos para expressar artisticamente o que a paz significa para elas no Concurso de Cartaz sobre a Paz.
“Nosso principal objetivo como Leões é fazer as crianças se engajarem na comunidade por meio do Concurso de Cartaz sobre a Paz”, afirmou Kerry Fletcher do Lions Clube de Zionsville em Indiana, EUA. “Suas vozes são importantes.”
As crianças competem com seus companheiros locais criando um cartaz com o tema “Visão da Paz” ou “A Paz Começa Comigo”. Os Clubes e distritos múltiplos escolhem os vencedores regionais, cujos trabalhos são enviados ao Lions Clubs International e apresentados a um júri de artistas renomados. Desses cartazes, são escolhidos 23 vencedores do prêmio de honra ao mérito e um vencedor do grande prêmio. Cada vencedor do prêmio de honra ao mérito recebe US$ 500 e o vencedor do grande prêmio recebe US$ 5.000, mais uma viagem para o Dia do Lions com as Nações Unidas.
“Os trabalhos são de altíssima qualidade. É incrível como crianças tão jovens demonstram abordagens tão originais em relação à ideia de poder e paz”, disse a jurada do concurso Tricia Van Eck do Museu de Arte Contemporânea de Chicago.
O trabalho árduo vale a pena
O Concurso de Cartaz sobre a Paz aproxima os Leões de suas comunidades, além de ser uma base para atrair jovens e mostrar a eles o papel do Lions em suas comunidades. “Nosso clube acredita que precisamos ter paz ao nosso redor. E promovendo a paz por meio de escolas, podemos incentivar os jovens”, afirmou Leona McPherson do Lions Clube de Newlands na República da África do Sul.
Além disso, o concurso estimula crianças a imaginar um futuro cheio de esperança e sem violência. “Gostaria de ver um mundo melhor, onde meus pais, meus amigos e minha família possam viver em paz”, disse Nataly Aquite, 12 anos, da Colômbia.
Algumas informações
O concurso está em sua 23ª edição. Clubes que representam mais de 65 países participam todos os anos. Mais de 350.000 crianças participam do concurso anualmente. Os ganhadores anteriores do grande prêmio representavam o Brasil, Guadalupe, Hong Kong, Indonésia, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Martinica, Peru, Filipinas, África do Sul, Tailândia, Turquia e Estados Unidos. Cada cartaz é julgado com relação à originalidade, ao mérito artístico e à expressão do tema.




