Os Leões entram em cena
O Lions Clube Rabat Chelleh viu os desafios que mulheres sem instrução e com filhos enfrentavam sozinhas. Os Leões quiseram fornecer uma esperança a essas famílias e ajudar a atingir o objetivo nacional de promover a alfabetização. Ao criar uma escola para mulheres que inclui uma pré-escola e um centro educacional para seus filhos, os Leões estão atendendo às necessidades da família inteira. “Esse foi nosso sonho durante muito tempo e agora muitas crianças estão tendo acesso à educação”, disse Nicole Mejjati, membro do Lions Clube Rabat Chelleh.
O trabalho árduo vale a pena
Os Leões que trabalham no centro como tutores, mentores e modelos de conduta estão mudando as vidas de mulheres marroquinas - uma família por vez. Enquanto os estudantes mais novos brincam com blocos de montar em uma sala de aula, os estudantes mais velhos aprendem árabe e francês em outra área. Todos os estudantes recebem uma refeição quente, a única refeição do dia para alguns deles. “Estamos muito orgulhosos e felizes porque essas crianças aprenderam a ler e a escrever”, disse a Leoa Khadija Guedira.
Esses serviços fazem com que as mães tenham tempo para se concentrar em sua própria educação. Em um país onde 55% das mulheres com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever, essas habilidades vitais capacitam os estudantes. “Eu nunca tinha aprendido a ler ou a escrever até vir para cá”, disse a estudante Fatima Meden. “Ontem eu chorei no centro porque estou muito feliz por conseguir ler”.
Algumas informações
Sem a ajuda do Lions, 70% dos estudantes não teriam condições de comprar materiais escolares ou livros didáticos. A escola ensina matérias tradicionais como leitura e escrita e também ensina habilidades para mulheres, como costura, para ajudá-las a arranjar emprego.





