Small Font Medium Font Large Font

Lions Clubs International Lions Clubs Online Radio Strengthen the Pride

Sala de aula sem papel


print
"O objetivo principal é ajudar nossos alunos a serem independentes. E é interessante para os professores, porque eles podem pensar em novas maneiras de ensinar."

Bernadette Pudelko,
Diretora da Escola Toulouse Lautrec

"Vemos as crianças crescerem, em maturidade, confiança e sorrisos."

Bruno Theol,
Lions Clube St. Cloud-Garches-Vaucresson

"É uma alegria ver essas crianças. Sempre que venho aqui, algumas das crianças sorriem e dizem ‘Ele é um dos Leões que nos ajudaram’. Tenho orgulho, muito orgulho de ser um Leão."

Armand Nejib,
Lions Clube St. Cloud-Garches-Vaucresson

Ajudando alunos com necessidades especiais

Era difícil para as crianças com deficiência da Escola Toulouse Lautrec, perto de Paris, carregarem mochilas e livros pesados para a escola todos os dias. Muitos tinham outras necessidades especiais na sala de aula, que tornavam difícil virar páginas, escrever relatórios e tomar notas sobre o que liam na lousa.

Localização: Vaucresson, França
Vaucresson, França

 

Os Leões entram em cena:
“Decidimos fazer algo relacionado à educação para ajudar os alunos com deficiências”, disse Bruno Theoul, do Lions Clube St. Cloud-Garches-Vaucresson. Eles, então, perguntaram aos administradores da escola o que o Lions poderia fazer que fizesse uma diferença real na educação e na vida dos alunos. A escola disse que o Lions poderia fornecer tecnologia nova e importante, que tornaria o aprendizado mais fácil, mas que "seria um pouco cara", diz Armand Nedjib do Lions Clube St. Cloud-Garches-Vaucresson. Os Leões levantaram dinheiro em seu clube, em clubes próximos e na French Lions Clubs Foundation. Eles então garantiram um subsídio correspondente da Lions Clubs International Foundation (LCIF) para montar uma sala de aula sem papéis.

Todos ganham:
Na sala de aula sem papel todos os alunos têm computador, além de aparelhos sofisticados que se adaptam à sua capacidade e habilidade. Os professores escrevem em um quadro especial conectado ao computador dos alunos, e assim eles não precisam tomar notas. Os professores também podem gravar as aulas, para que os alunos possam ouvi-los com fones de ouvido enquanto leem em seus computadores. Os alunos conectam um pen drive no computador e, no fim do dia, baixam tarefas e outros materiais de apoio para levar para casa e usar em seus próprios computadores. Como os livros também podem ser usados em seus computadores, em casa, eles não precisam carregar malas pesadas: uma mudança importante para crianças em cadeiras de rodas ou que usam aparelhos para ajudá-los a andar.

Parcerias:
O Lions Clube St. Cloud-Garches-Vaucresson se uniu a outros clubes, com a French Lions Foundation e com a LCIF para maximizar os recursos disponíveis.

 

Links relacionados:

Assista ao projeto Sala de aula sem papel na LQ

Compartilhe seu projeto

Obtenha mais informações sobre subsídios da LCIF

 

Dicas e ferramentas

Ajudando alunos com necessidades especiais

Por que o clube decidiu por este projeto? »
Queríamos melhorar a educação e a vida de crianças com deficiências.
Por onde vocês começaram? »
Conversamos com a escola sobre o que poderíamos fazer para ajudar estas crianças. Embora as inovações tecnológicas fossem caras, elas tiveram um grande impacto sobre os alunos e até mesmo sobre os seus professores.
Como vocês custeiam o projeto? »
Nosso clube levantou dinheiro e conseguiu fundos de clubes próximos. Depois conseguimos dinheiro com a French Lions Foundation. Finalmente, redigimos uma proposta e conseguimos um subsídio generoso da LCIF.
Quanto tempo demorou? »
Levou menos de três anos, desde o sonho até a realidade.
Algum conselho especial? »
Descubra o que é mais necessário e como o Lions pode ajudar a suprir essas necessidades. Depois, veja o que mais o Lions pode fazer. Com o apoio da IBM, o Lions inaugurou quatro novas salas sem papel na escola, no final de 2008.

© Lions Clubs International
300 W. 22nd Street, Oak Brook, IL 60523-8842

Custom web development, hosting and implementation provided by Alkon Consulting