Small Font Medium Font Large Font

Lions Clubs International Lions Clubs Online Radio Strengthen the Pride

Missão Possível


print
"Eu não conseguia ver as letras pequenas neste livro, mas agora eu consigo ler."

Maria Elena Gonzales,
Recebedora de óculos

"Temos algumas pessoas que nunca tinham usado óculos. Agora elas podem ler e ver os seus filhos."

Dr. Julia Kimball,
Médica chefe da missão de Ensenada

"O benefício foi muito grande. As pessoas que receberam óculos foram capazes de encontrar um emprego estável e ser autossuficientes."

Rosa Maria Irizar Izzarraga,
Lions Clube Tijuana III

Vendo o mundo mais claramente

O filho de Elena Galindo, Eduardo Sanchez, de seis anos, estava tendo problemas na escola por causa da visão embaçada. Devido aos poucos recursos financeiros, um desafio partilhado por muitos dos moradores locais, Galindo e seu marido não podiam pagar pelos óculos do filho.

Localização: Ensenada, México
Ensenada, México

 

Os Leões entram em cena:
Durante uma missão leonística oftalmológica anual em Ensenada, México, os médicos examinaram 800 homens, mulheres e crianças – incluindo Eduardo – e distribuíram gratuitamente óculos para quem precisava. Os Leões da Califórnia e do México trabalharam juntos para tornar essa missão possível. Os Leões da Califórnia coletaram e prepararam óculos, enviaram os óculos aos Leões do México para a missão e organizaram a equipe que se deslocou até Ensenada. Os Leões do México trabalharam com o governo, a polícia e as igrejas locais para convidar os necessitados, e forneceram o local da missão, com tendas e tradutores. Eles também prestaram assistência durante a missão.

Ver para crer:
“Estou muito feliz”, disse Elena Galindo. “Isso não só ajudou nossa família financeiramente, eu também pude ver o sorriso no rosto do meu filho quando ele colocou os óculos”. Aqueles que têm sorte de fazer parte da equipe de uma missão também se beneficiam do aprendizado, conhecem novas pessoas e sentem a recompensa de ajudar os necessitados. “Nenhum dinheiro poderia substituir a satisfação que vem destas missões: ver a expressão nos rostos e realmente atender a uma necessidade”, disse Raul Fernandez, do Lions Clube Ensenada Todos Santos.

Fatos e imagens:
Os Leões estão trabalhando para expandir seus esforços, com uma segunda missão oftalmológica anual, concentrando-se nas necessidades oftalmológicas das crianças. Os Leões do México planejam também abrir uma clínica permanente ao norte de Ensenada, em Tijuana.

 

Links relacionados:

Assista ao projeto Missão Possível na LQ.

Compartilhe seu projeto

Saiba mais sobre a reciclagem de óculos

 

Dicas e ferramentas

Vendo o mundo mais claramente

Por onde vocês começaram? »
Um Leão em Los Angeles, Califórnia, EUA, trabalhou com Leões do México para organizar a primeira missão oftalmológica leonística em Ensenada, México. A missão foi um sucesso e se tornou um projeto anual. O Lions in Sight da Califórnia organizou a missão mais recente, em agosto de 2008.
Como vocês custearam o projeto? »
Leões e outros voluntários coletaram e reciclaram óculos na Califórnia. Além disso, equipes da missão dos EUA foram voluntárias e pagaram seu transporte para visitar o local da missão. O Lions anfitrião providenciou refeições e ajudou a facilitar as acomodações para a equipe em Ensenada.
Quem pode participar das missões de visão? »
Todos podem participar de alguma maneira, desde a coleta de óculos usados, até a participação na reciclagem de óculos ou hospedando ou saindo em uma missão. As equipes da missão são compostas por médicos e vários técnicos para auxiliar no registro, na distribuição de óculos e em outras necessidades no local. Durante a missão em Ensenada, os técnicos incluíram Leões voluntários e cônjuges e filhos dos médicos, que receberam treinamento no local.
Quanto tempo é necessário para planejar uma missão? »
São necessários vários meses para planejar uma missão. Leões da Califórnia enviaram óculos para o Lions anfitrião no México três meses antes da missão, para garantir que passassem pela alfândega a tempo. É preciso também recrutar equipes para a missão, e o Lions anfitrião deve trabalhar com o governo local para obter permissão para a missão e para informar aos necessitados.
Algum conselho especial? »
Seja flexível, use sapatos e roupas confortáveis e se divirta. Você está lá para ajudar as pessoas, mas você também está lá para se divertir!

© Lions Clubs International
300 W. 22nd Street, Oak Brook, IL 60523-8842

Custom web development, hosting and implementation provided by Alkon Consulting