Small Font Medium Font Large Font

Lions Clubs International Lions Clubs Online Radio We Serve

Água potável


print
"Os Leões dedicaram tempo à procura das necessidades e à importância da água nessa área. Levaria um dia inteiro para descrever todos os benefícios que a água potável trouxe à nossa vila."

Teneima Samake,
Chefe da vila, Morodjambougou, Mali

"Como Leão, fico muito contente quando venho à vila e vejo o sorriso no rosto das pessoas e vejo em primeira mão o crescimento da vila."

Dr. Yanaoussou Dolo,
Lions Clube de Bamako Sokala

"As crianças tinham barrigas enormes devido a vermes. Algumas crianças morriam por causa de dor de estômago, mas isso não acontece mais."

Niajale Diarra,
Moradora da vila

Fazendo um mundo de diferença em Mali

A falta de água potável é um problema sério de saúde. Mais de três milhões de pessoas morrem todos os anos por causa de doenças relacionadas à água ou sofrem com problemas de saúde relacionados, incluindo cegueira. No país semidesértico de Mali, o Rio Níger flui através da nação. Mas boa parte da população vive em vilas remotas, onde a água é escassa e, normalmente, contaminada. Como resultado, 10 por cento das crianças morrem antes do primeiro aniversário, e 20 por cento não atingem os 5 anos.

Localização: Morodjambougou, Mali
Morodjambougou, Mali

 

Os Leões entram em cena:
Apoiados pela LCIF, os sócios do Lions Clube local em Mali se reuniram com Leões da França para abrir furos de sondagem e poços, trazendo água potável a Morodjambougou e a outras vilas de Mali. Depois, o projeto “Uma Gota de Água para a África” ensinou aos moradores locais como usar e manter o equipamento. “Água é vida”, diz o Dr. Yanaoussou Dolo, sócio do Lions Clube Bamako Sokala. “Quando você fornece água a locais onde ela não existe, há uma enorme felicidade em servir os necessitados”.

Virando a mesa:
Hoje a vila está prosperando. A água potável interrompeu as mortes por doenças transmitidas pela água, e a abundância de água proporcionou uma revitalização econômica. As famílias têm alimentos nutritivos para comer e produção para vender no mercado. “Se você for visitar esta vila em qualquer época do ano, verá frutos. Se não forem bananas, são mamões”, segundo Mama Tapo, do Lions Clube Bamako Sokala. “Isso é mesmo um orgulho para nós... um orgulho, porque um poço mudou a vida da vila”.

Fatos e imagens:
Na África, os projetos de água potável do Lions estão ajudando a virar a mesa contra a doença e a pobreza. Esta parceria do Lions trouxe água potável a mais de 120 vilas, apenas em Mali.

 

Links relacionados:

Assista ao projeto Água Potável na LQ

Compartilhe seu projeto

Obtenha mais informações sobre subsídios da LCIF

 

 

 


Dicas e ferramentas

Fazendo um mundo de diferença em Mali

Por que o Lions decidiu por este projeto? »
As mulheres e crianças tinham que andar quilômetros para encontrar água. Normalmente, a única água que encontravam estava contaminada.
Por onde vocês começaram? »
Entramos em contato com a LCIF pedindo assistência. Depois encontramos parceiros para ajudar com o projeto, incluindo leões da França e o projeto “Uma Gota de Água para a África”.
De que recursos vocês precisam para manter o projeto ativo? »
Os moradores agora operam e mantêm o equipamento.
Como vocês custearam o projeto? »
Recebemos um subsídio da LCIF e assistência de leões da França.
Quanto tempo demorou? »
Depois que recebemos o subsídio da LCIF e que o dinheiro estava disponível para uso, demorou quatro semanas para concluir o projeto. Foram necessários apenas 10 dias para furar o poço e instalar a bomba para este tipo de projeto. Mas trabalhamos também no sistema básico de irrigação de Morodjambougou.
Algum conselho especial? »
Se você vir uma necessidade em sua comunidade, você pode saná-la. Quando 20 pessoas se reúnem em uma comunidade, consegue-se algo maior do que uma pessoa conseguiria sozinha.

© Lions Clubs International
300 W. 22nd Street, Oak Brook, IL 60523-8842

Custom web development, hosting and implementation provided by Alkon Consulting