Comunicado à imprensa
Contato:
lcif@lionsclubs.org
Para divulgação imediata
Dia Mundial da Visão do Lions de 2008 vai examinar e orientar hispânicos e americanos nativos de 15 a 17 de outubro no Arizona
OAK BROOK, Illinois, EUA, 4 de setembro de 2008 - O Lions Clubc International celebrará o Dia Mundial da Visão no Arizona, EUA, de 15 a 17 de outubro. Os membros do Lions do Arizona e do Novo México examinarão os olhos de centenas de americanos nativos da Reserva Navajo em Window Rock, Arizona, e fornecerão óculos para aqueles que precisarem. Os Leões também providenciarão acompanhamento médico para aqueles que precisarem. Os Leões planejam realizar dois exames de diabetes em cidadãos idosos, hispânicos e americanos nativos em Phoenix e realizarão um exame oftalmológico e distribuirão óculos no Lions Vision Center no Arizona, Phoenix. Essas ações marcam a primeira vez que o principal evento do Dia Mundial da Visão do Lions será realizado no Arizona.
"A diabetes está em um nível epidêmico entre os americanos nativos, especialmente no sudoeste, e tem uma alta taxa de incidência entre os hispânicos", disse Albert Brandel, presidente do Lions Clubs International. "Esses grupos apresentam um grande risco de desenvolver doenças oftalmológicas que podem levar à cegueira. Informações sobre doenças oftalmológicas e sobre a forte relação entre a diabetes e a doença oftalmológica muitas vezes não alcançam as comunidades dos americanos nativos e hispânicos. É por esse motivo que estamos destacando a necessidade de realizar exames oftalmológicos e de diabetes no Arizona."
Os adultos americanos nativos são 2,2 vezes mais propensos a ter diabetes que os caucasianos e a porcentagem de americanos nativos jovens com diabetes está aumentando rapidamente. É divulgado que cerca de 27% dos americanos nativos no sudoeste têm diabetes, com a porcentagem sendo bem maior entre alguns grupos demográficos.
Um estudo recente da LCIF (Lions Clubs International Foundation) realizado com o National Eye Institute descobriu que os hispânicos mostraram que tinham o menor acesso a informações sobre a saúde dos olhos, conheciam pouco do assunto e eram os que pouco provavelmente tinham feito exames oftalmológicos entre todos os grupos raciais/étnicos que participaram da pesquisa. Quarenta por cento dos hispânicos disseram que nunca tinham ouvido falar ou tiveram pouco conhecimento sobre a saúde e doenças oftalmológicas no último ano.
A cegueira não é um problema somente nos países em desenvolvimento. "Mesmo nos Estados Unidos, há grupos de risco que estão na iminência de perder a visão. Com os fundos arrecadados da nossa Campanha SightFirst II bem-sucedida, podemos combater ameaças emergentes à visão em países em desenvolvimento, como as doenças diabéticas dos olhos," disse Brandel.
Os Lions Clubes de todo o mundo também irão realizar atividades durante todo o mês de outubro para educar suas comunidades sobre como combater a cegueira e preservar a visão. Nas comemorações anteriores do Dia Mundial da Visão do Lions, os Lions Clubes locais examinaram a visão de crianças na Bósnia-Herzegovina, realizaram exames e cirurgias em Madagascar, examinaram populações com alto risco de diabetes e retinopatia diabética na Califórnia e agendaram programas para orientar membros de comunidades sobre o que pode ser feito para prevenir a perda da visão, em países do mundo inteiro.
O Lions Clubs International é a maior organização de serviços do mundo, com 1,3 milhões de membros em 45.000 clubes presentes em mais de 200 países e regiões geográficas de todo o mundo. Desde 1917, o Lions vem ajudando os cegos e deficientes visuais e reiterando seu forte compromisso com os serviços à comunidade e com o atendimento aos jovens do mundo todo. A Lions Clubs International Foundation é o braço filantrópico do Lions Clubs International. A LCIF foi classificada em um estudo do Financial Times como a organização não-governamental com a qual estabelecer parceria. Fundada em 1968, a LCIF está envolvida com prevenção e tratamento da cegueira por mais de 15 anos por meio do Programa SightFirst. Saiba mais em www.lionsclubs.org e www.lcif.org.
UMA IMAGEM DA PAZ

2011-12 Vencedora do prêmio de honra ao mérito Emily Orander (Carolina do Norte, EUA)
"Podemos ter crenças, tradições, culturas, estilos de vida diferentes, ou podemos parecer diferentes, mas todos nós somos seres humanos." 
Saiba mais sobre o Concurso de Cartaz sobre a PazSaiba mais sobre o Concurso de Cartaz sobre a Paz
©
Lions Clubs International
300 W. 22nd Street, Oak Brook, IL 60523-8842




