Small Font Medium Font Large Font

Lions Clubs International Lions Clubs Online Radio We Serve

News Release


print

Contato com a mídia:
Nicole Brown
630-468-6887

Prevenção contra o Sarampo, Melhoria da Saúde de 41 Milhões de Crianças

Assista ao vídeo sobre a campanha de Madagascar

O programa piloto da Iniciativa Lions-Sarampo consiste de uma parceria na luta contra o sarampo, tendo como meta a vacinação de 41 milhões de crianças na Etiópia, Madagascar, Mali e Nigéria. Os Leões e a Fundação de Lions Clubs International estão unindo forças para a vacinação de pelo menos 95 por cento das crianças de 9 a 47 meses de idade.

A Fundação está fazendo parceria com a Iniciativa do Sarampo para apoiar um esforço em âmbito mundial de proteção contra o sarampo para fortalecer os serviços rotineiros de imunização. O programa de parceria foi financiado conjuntamente por LCIF e a Fundação de Bill e Melinda Gates.

As campanhas de vacinação na Etiópia e em Madagascar em outubro tiveram como alvo a imunização de mais de 10 milhões de crianças. As campanhas de vacinação serão lançadas no norte da Nigéria em janeiro e no sul da Nigéria e em Mali em fevereiro, com o intuito de vacinar mais 31 milhões de crianças.

Em uma clínica de saúde em um vilarejo de Madagascar, conheci a Marie Louise Razafindrazanana, que trouxe o seu filho Patrick, de nove anos de idade para ser vacinado. “Ela sabia muito bem dos males causados pelo sarampo, pois já havia perdido sua filha devido à doença”, disse Eberhard J. Wirfs, Presidente do Conselho Diretor da Fundação de Lions Clubs International. “Porém, essas mães sabem que nós, Leões, levamos a esperança para que seus filhos vivam vidas longas e felizes.”

Os Leões há muito se comprometeram em melhorar a condição de saúde das crianças e prevenir a cegueira em escala global. O envolvimento dos Leões com o programa piloto requer a defesa desta causa em todos os níveis, promoção de atividades de vacinação e apoio financeiro. As equipes de liderança Leonística nos quatro países piloto estão trabalhando junto aos Ministérios da Saúde e outros parceiros da Iniciativa do Sarampo.

“Estamos encantados com o fato de Lions Clubs International estar cada vez mais envolvido com o combate ao sarampo e com o fortalecimento das campanhas de imunização”, disse Dr. Walt Orenstein, Diretor da Campanha de Vacinação da Fundação Gates. “Tendo abrangência em termos mundiais, o Lions se torna um parceiro importante para assegurar que as vacinas cheguem às famílias carentes de forma segura e eficaz.”

O sarampo é a principal causa da mortalidade infantil, sendo que pode ser prevenido através de imunização. O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode levar as crianças à cegueira ou à morte. Mesmo que as vacinas estejam disponíveis nos países desenvolvidos, a doença permanece como sendo um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Os especialistas estimam que nos próximos três anos, 1,7 milhão de crianças provavelmente morrerão devido à esta terrível doença. A doença também é a principal causa da cegueira evitável, particularmente entre crianças, afetando a mesma população que carece de atendimento.

A Iniciativa do Sarampo consiste de uma parceria a longo prazo com líderes mundiais na área de saúde pública, que visa reduzir a mortalidade e a morbidez em termos mundiais. A UNICEF, OMS, o Centro Norte-Americano para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Cruz Vermelha e a Fundação das Nações Unidas são algumas das organizações que estão contribuindo para este esforço. Esta parceria global tem apoiado a vacinação para mais de 700 milhões de crianças, desde 2001.

"A Iniciativa do Sarampo está extremamente otimista quanto à nova parceria com o Lions. Lions International, com associados em diversos países prioritários quanto à Iniciativa do Sarampo poderá oferecer uma combinação valiosa de mobilização social e capacidade organizacional, além do apoio político que complementa as atividades de nossas organizações parceiras. Também agradecemos os recursos de mobilização já proporcionados pelos Leões para ajudar nos custos incorridos com campanhas em 2010, já que presenciamos uma queda brusca no tocante ao financiamento”, disse Andrea Gay, Diretor Executivo de Saúde Infantil da Fundação das Nações Unidas.

Graças aos esforços colaborativos, o impacto da luta contra o sarampo terá grande abrangência. Como resultado, mais pessoas que não possuem acesso ao tratamento, poderão ser vacinadas contra esta doença infecciosa e mortal. Graças ao esforço conjunto, teremos mais comunidades livres do sarampo em todo o mundo.

###

Fundação de Lions Clubs International
A Fundação de Lions Clubs International é o braço filantrópico de Lions Clubs International, a maior organização de clubes de serviços do mundo, com 1,35 milhão de associados em 206 países e áreas geográficas. LCIF foi classificada em um estudo do Financial Times como a melhor organização não-governamental para se estabelecer parceria. Graças ao SightFirst, LCIF restaurou ou salvou a visão de 30 milhões de pessoas. Para saber mais sobre LCIF, visite o site at www.lcif.org.

Iniciativa contra o Sarampo
Lançada em 2001, a Iniciativa contra o Sarampo — liderada pela Cruz Vermelha, Nações Unidas, Centro Norte-Americano para o Controle e Prevenção de Doenças, UNICEF e a Organização Mundial da Saúde – oferece apoio técnico e financeiro aos governos e comunidades para campanhas de vacinação em massa e vigilância contra a doença em todo o mundo. A iniciativa tem apoiado a vacinação de mais de 700 milhões de criança, ajudando a reduzir a morte devido ao sarampo em 78 por cento globalmente (comparado ao ano 2000). Para mais informações, visite www.measlesinitiative.org.


Rotating pictures of Lions.

© Lions Clubs International
300 W. 22nd Street, Oak Brook, IL 60523-8842

Custom web development, hosting and implementation provided by Alkon Consulting