Small Font Medium Font Large Font

Lions Clubs International Lions Clubs Online Radio Strengthen the Pride

News Release


print

Contact:
lcif@lionsclubs.org

Leões e Parceiros Proporcionando Tratamento contra o Tracoma para 10 Milhões na Etiópia

BAHIR DAR, REGIÃO DE AMHARA, ETIÓPIA, 22 de novembro de 2010 – Hoje um grupo de Leões liderados pelo Presidente de Lions Clubs International, Sid L. Scruggs III uniram-se aos seus parceiros para lançar o MalTra, uma campanha de tratamentos, com duração de uma semana, que visa o combate à malária e ao tracoma. O antibiótico Zithromax®, doado pelo parceiro Pfizer Inc, é uma parte vital da estratégia dos Leões e seus parceiros no combate à doença que leva a cegueira às áreas rurais subdesenvolvidas.

“Como Leões temos paixão pela eliminação da cegueira evitável”, disse Scruggs. “Os Leões da Etiópia são líderes neste combate.  Por meio do SightFirst, sonhamos em ver a erradicação desta doença debilitante.”

Este é o quarto ano que realizamos a semana MalTra. Os Leões ajudaram a mobilizar mais de 14.000 voluntários na comunidade para terem certeza de que mais de 10 milhões de pessoas receberiam o medicamento que ajudará na prevenção do tracoma, como também para protegê-los de outras infecções comuns.  Além disto, os Leões e seus parceiros distribuíram mosquiteiros para cobrirem as camas, protegendo contra o mosquito portador da doença, proporcionando ainda ensinamentos na comunidade sobre maneiras de se prevenirem contra o tracoma e a malária.

O Presidente Scruggs e sua esposa Judy, o Ex-Presidente Jim Ervin e sua esposa Sharon, os Leões da Etiópia e os funcionários da Fundação de Lions Clubs International participaram da administração da primeira dose que lançou a abertura da semana de tratamento.  Representantes da Pfizer, Centro Carter, do programa nacional para o tracoma, governo da Etiópia, e inclusive o presidente do país e representantes dos estados e organizações parceiras fizeram parte da celebração.

Bahar Dar fica localizada na área mais endêmica em todo o país em termos do tracoma. Junto com o Bureau Regional da Saúde em Amhara, a coalisão nacional está trabalhando com o intuito de eliminar o tracoma como causa da cegueira naquela região até 2012.

Sendo uma doença causada por uma bactéria infecciosa, o tracoma é a principal causa da cegueira evitável no mundo inteiro.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tracoma afeta cerca de 84 milhões de pessoas, das quais 8 milhões são deficientes visuais ou perderam a visão. Outras 500 milhões de pessoas no mundo inteiro estão em risco de ficarem cegas. Estima-se que 1 milhão de Etíopes sofrem do tracoma severo e estão em risco da cegueira imediata, 600.000 deles residem em Amhara.

O controle do tracoma é baseado na estratégia integrada da OMS, ou estratégia SAFE – cirurgias, antibióticos, limpeza facial e melhorias ambientais. A meta da Etiópia é eliminar o tracoma de Amhara até o ano 2012, concentrando-se na população de risco, ou seja, 18 milhões de pessoas. Os antibióticos são necessários para reduzirem o tracoma, além das melhorias sanitárias e a lavagem das mãos e do rosto. 

LCIF distribuiu mais de 42 milhões de doses do Zithromaz para combater o tracoma.  LCIF tem se envolvido com a prevenção e tratamento da cegueira durante mais de 20 anos por meio do Programa SightFirst. Além de educar as comunidades sobre as doenças dos olhos, ajudando a distribuir o azithromycin no combate ao tracoma, os Leões da Etiópia organizaram e apoiaram centenas de operações de catarata, tendo ainda treinado cirurgiões oftalmológicos e enfermeiras para o fortalecimento dos cuidados com a visão em clínicas oftalmológicas em áreas rurais que carecem de atendimento.

###

A Fundação de Lions Clubs International é o braço filantrópico de Lions Clubs International, a maior organização de clubes de serviços do mundo, com 1,35 milhão de sócios em 206 países e áreas geográficas.  LCIF foi considerada a melhor organização não-governamental do mundo por um estudo do Financial Times. Desde o início do Programa SightFirst em 1990, os Leões recuperaram a visão de 7,6 milhões de pessoas com catarata, prevenindo a perda severa de visão de 30 milhões de pessoas, aprimorando os serviços oftalmológicos para centenas de milhares de pessoas. LCIF outorgou $237 milhões em subsídios do SightFirst para projetos. Para obter mais informações, visite o site www.lcif.org.


Rotating pictures of Lions.

© Lions Clubs International
300 W. 22nd Street, Oak Brook, IL 60523-8842

Custom web development, hosting and implementation provided by Alkon Consulting